Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

19/10/2017 - São Roque - SP

Departamento de Saúde de São Roque promove ações Outubro Rosa




Resultado de imagem para outubro rosa

O Departamento de Saúde, da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, está realizando ações alusivas ao movimento mundial de mobilização e prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa.


A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama. 

Durante todo o mês de outubro uma programação especial com uma série de eventos como palestras, exposição de trabalhos, cuidados com a beleza, orientação e oficinas foram preparadas para conscientizar a mulher sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

A programação começou no dia 02/10 e segue até o dia 28/10, com uma série de atividades.

De 06 a 19 de outubro você poderá fazer inscrição para doar seus cabelos e você recebe como presente corte, escova, manicure e maquiagem. As inscrições deverão ser feitas no CS II, na Rua Alfredo Salvetti, 129, ao lado da rodoviária.

Os cabelos serão destinados para doação ao Hospital Pérola Byington.

As atividades acontecerão nas diversas Unidades e Postos de Saúde do município.

Na Unidade de saúde do Goianã todas as quartas-feiras do mês de outubro os usuários serão orientados sobre câncer de mama e exame de mama e dia 25 de outubro haverá uma palestra sobre o assunto no Cras Goianã.

No Saboó o Estratégia Saúde da Família realizará atividades nas quintas-feiras, enquanto os pacientes aguardam coleta de exames e consultas como: Estatísticas do Câncer de Mama, Noções de autoexame com o modelo de mama, Indicações e Limitações da Mamografia/USG mamário, Debate/Exposição ¨Estou com Câncer, e agora?¨.

No ESF de São João Novo haverá palestras, autoexame das mamas, prevenção do câncer de mama, colo de útero, coleta de Papanicolau em livre demanda durante a semana toda. Será realizado no Sábado dia: 21 de outubro das 8:00 às 16:00 horas, demanda livre para coleta de exame de Papanicolau, exame clínico das mamas.

No Posto de Saúde de Maylasky, as ações acontecerão durante todo mês de outubro, com destaque para coleta de Papanicolau sem agendamento e solicitações de mamografia para moradores do bairro, além da arrecadação de lenços no comércio local que serão doados ao Hospital do Câncer.

Outubro Rosa

A razão do Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A doença vem apresentando taxas de incidência crescentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50.000 novos casos e cerca de 11.000 mortes decorrentes da doença. A maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio.
Criado nos Estados Unidos, em 1997, a campanha se disseminou pelo mundo. Monumentos como a Torre de Pisa (Itália), Arco do Triunfo (França), Casa Branca (EUA) e Cristo Redentor (Brasil) já receberam a iluminação que representa o engajamento social pela saúde.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 50 mil delas descobrirão que estão com a doença este ano. É ele também o que mais mata: os últimos dados oficiais disponíveis atestam mais de 11.860 mortes (2008) em todo o país. A maior parte dessas fatalidades poderia ser evitada.

Com os tratamentos disponíveis, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 95% quando diagnosticado precocemente. No Brasil, porém, a descoberta acontece quase sempre em estágio avançado.

Sintomas do Câncer de Mama

Os sintomas palpáveis do câncer de mama, são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante a casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O câncer de mama não é exclusivo de mulheres, podendo mesmo sendo raro, se apresentar em homens. Calcula-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas evoluções, se as mamas são periodicamente examinadas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.