Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

1/11/2018 - São Roque - SP

Ensino Híbrido: A inovação na Educação




Em 2018, o primeiro computador digital do mundo fez 72 anos. O Eniac - Electrical Numerical Integrator and Calculator - pesava 30 toneladas, tinha 18 mil válvulas eletrônicas, 70 mil resistências, seis mil interruptores e seu “sistema operacional” era através de cartões perfurados. Pouco mais de 70 anos separam o Eniac dos tablets e smartphones conectados à internet. Palavra-chave, Inovação. E as mudanças no campo da educação provocadas pela inovação constante das novas tecnologias evidenciam a necessidade de um novo modelo de educação, que promova o desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI.

Para Julia Freeland Fischer, especialista em educação e uma das diretoras do Clayton Christensen Institute, instituição que estuda a inovação em diferentes setores, o ensino híbrido, ou blended learning, é o futuro da educação. Pode-se conceituar ensino híbrido como uma tendência na educação que promove a integração entre a sala de aula e o ensino online. Esqueça a visão simplista de que basta o acesso a computadores conectados sem qualquer planejamento diferenciado. Segundo, Lilian Bacich, especialista sobre o assunto no Brasil, “o ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudantes em situações de aprendizagem”. De acordo com especialistas o foco do ensino híbrido é a personalização do ensino e da aprendizagem tornando os alunos em protagonistas do próprio aprendizado.

Atualmente o Clayton Christensen Institute estuda sete modelos (rotação por estações, laboratório rotacional, sala de aula invertida, entres outros) de ensino híbrido. A partir de 2019 um novo modelo de estudo estará disponível para análise. O Sistema COC de Ensino implantará um sistema apostilado híbrido. Inicialmente para os alunos do 6º ano do ensino fundamental e a partir de 2020 para todos os anos do fundamental II. A Coleção Infinito, desenvolvida por especialistas da Pearson Education, foi pensada para aproximar os alunos dos seus talentos. “Porque estudar no COC é estar pronto para inovar e protagonizar sua própria história, promovendo grandes transformações”. Em breve vamos conhecer os detalhes desse projeto inovador.

Para o Colégio CB COC São Roque fazer parte deste novo ciclo educacional vem ao encontro da nossa missão. Formar alunos autônomos e conscientes, capazes de transformar informações em conhecimento. Junto com o Sistema COC de Ensino estamos trabalhando para a constituição de uma sala de aula inovadora que impacte positivamente a vida dos alunos e da sociedade em geral. O Colégio CB COC está pronto para o futuro!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.