Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019

20/3/2008 - São Roque - SP

ESTÂNCIA TURÍSTICA HA 351 ANOS OU HÁ 18 ANOS?




Texto de Eliane Nataline Stasevičius - Guia de Turismo cadastrada no Ministério do Turismo (eliane.stasevicius@ig.com.br)

Turismo, turistas, ações para o turismo, como atrair turistas, Estância Turística, palavras que estão na "boca do povo". Mas, como entendê-las? Quando o município de São Roque, pensou pela primeira vez em turismo, e atrair turistas?

A história tem poucas informações, mas, poderíamos dizer que o fundador de São Roque, Pero Vaz de Barros, ao embrenhar-se pelas trilhas e matas... Será que teria criado o Turismo de Aventura? E ao deixar em testamento que fossem realizadas missas em louvor ao santo de sua devoção, São Roque, iniciando assim as Festas de Agosto, teria criado, o Turismo Religioso? E seu irmão Fernão Paes de Barros, ao construir seu casarão na Fazenda Santo Antonio, teria iniciado o Ecoturismo e o Turismo Rural, uma vez que respeitou a natureza? Quando o padre João Carlos Cunha, em 1881, idealizou o evento Entrada dos Carros de Lenha, teria iniciado o Turismo Cultural?

No final do século XIX, iniciou-se em São Roque, talvez sem intenção, a busca para atrair turista, com a chamada "Mascarada a cavalo", uma das maneiras de se fazer o carnaval, e, na década de 20 veio o Corso. Surgiu, posteriormente, o Zé Pereira do João Eletricista, além da chegada do Rei Momo de trem, em 1951, promovida pela Sociedade Recreativa Ferroviária. Na década de 50, o Bloco do Bar Esporte, começou a desfilar no carnaval, onde admiráveis carros alegóricos, criados por Vasco Barioni, Ayr Silveira, Chumbinho, Edinelson encantavam as pessoas. E não podemos esquecer da famosa Banda Psicodélica, de Lucindo Lima. Será que teria começado aí, a forma de atrair turistas para o carnaval de São Roque?

A primeira Festa do Vinho aconteceu em julho de 1942, e foi o primeiro grande evento do Brasil vinculado à produção e comercialização da bebida, será que estaria criado o Enoturismo e o Turismo de Negócios?

Pesquisando os arquivos da Câmara Municipal de São Roque verificamos que a primeira ação política foi pelo Decreto nº 05, de 24/02/1960 que cria o Conselho Municipal de Turismo, em seguida a Lei nº 524 de 31/10/1963 cria o Parque Municipal de Turismo (Mata da Câmara) e em seu artigo 3o. cria a Comissão Municipal de Turismo, a Lei nº. 945 de 28/11/1972 cria o Conselho de Turismo - CONTUR, e finalmente a Lei nº. 2871 de 20/11/2004 altera a Lei nº. 2393, e cria o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR.

São Roque passou a ser Estância Turística pela Lei nº 6099, de 8/06/1990, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Ao fazermos essa breve "Viagem Turística" pela história do nosso Município, pergunto: Será que somos Estância Turística há 351 anos ou há apenas 18 anos?



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.