Domingo, 8 de Dezembro de 2019

8/4/2008 - São Roque - SP

Governo deve oficializar circuito turístico com São Roque




A SW Tour, Agência de Desenvolvimento Turístico do Sudoeste Paulista deve receber nas próximas semanas o reconhecimento oficial do Governo do Estado de São Paulo para o Circuito Taipas de Pilão, um itinerário turístico que reúne as cidades de Cotia, Embu, Carapicuíba, Santana do Parnaíba e São Roque.

O projeto da agência que agrega representantes de prefeituras, entidades e empresas privadas, prevê a organização de um roteiro turístico que terá como atração principal os monumentos e edificações construídos sobre armações de madeira e bairro prensado. Esta técnica, muito utilizada durante o período colonial é conhecida como Taipas de Pilão. Os bens históricos dos municípios que compõem o circuito são todos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan). São Roque participa do circuito com a Casa Grande e Capela de Santo Antonio.

Segundo o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Marcelo Cobello, que exerce a secretaria executiva da SW Tour, a expectativa é de que até o fim do ano este roteiro já esteja operando. “A idéia é oferecer este roteiro para as agências de turismo receptivo de São Paulo”, adianta.

Os técnicos da agência estão otimistas com o projeto que, segundo eles, tem potencial internacional e por isso já fazem planos para o futuro. “Este roteiro pode ser uma ótima opção de passeio para os turistas que virão ao Brasil para assistir a Copa do Mundo de 2014”, explica Cobello, lembrando que São Paulo será uma das sedes e que todas as cidades são muito próximas da capital.

Até lá, mesmo com a oficialização do roteiro pelo governo estadual, há muito a ser feito pelo roteiro turístico Taipas de Pilão, principalmente em termos de infra-estrutura. Algumas cidades que participam do roteiro ainda precisam se adequar às características necessárias para receber os visitantes. “A realidade dos municípios é realmente diferente. São Roque, por exemplo, já possui um programa de monitoria na Casa Grande e Capela de Santo Antonio, atendimento que outras cidades ainda não oferecem”, observa Cobello.

O que anima os municípios a buscar soluções para as desigualdades estruturais, além de acreditar no potencial turístico do roteiro Taipas de Pilão, é o apoio e a possibilidade de conseguir recursos. O Iphan já manifestou que é favorável à iniciativa que vai reforçar a importância histórica dos patrimônios e consequentemente pode trazer melhorias no acesso e sinalização destes locais.

A oficialização do roteiro também facilita o recebimento de recursos do Ministério do Turismo que está adotando uma política de liberação de recursos vinculada a projetos de abrangência regional.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.