Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

10/12/2008 - São Roque - SP

Inclusão social e curso para professores e alunos especiais




Na noite da última quinta-feira, 27, a Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Educação, fez a entrega dos certificados dos cursos de Comunicação com surdo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do Programa de Formação e Qualificação para inclusão de pessoas com deficiências nas áreas de informática, serigrafia em tecido, modelagem e torneamento cerâmico. Os cursos foram realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/Itu) por meio de convênio.

Uma cerimônia foi realizada no Centro Educacional e Cultural Brasital e contou com a presença de familiares dos formandos, de funcionários do Departamento de Educação, do vereador José Antonio de Barros e do prefeito Efaneu Nolasco Godinho e da Agente de Treinamento do SENAI, Magna Fonseca.



A entrega dos certificados foi marcada com apresentações dos alunos do curso de libras. Um grupo fez apresentação utilizando a linguagem de sinais com a música Fácil, do grupo Jota Quest e outro apresentou uma peça de teatro sobre as dificuldades dos portadores de necessidades especiais na sociedade.

A iniciativa em oferecer os cursos é do Departamento de Educação e faz parte das políticas públicas de inclusão, a oferta de atendimento educacional especializado, incluído no Programa de Formação Continuada do Departamento.

Segundo informações da Assistente Técnico Educacional, Marisol Garcia Cavalheiro, o curso de libras tem a finalidade de promover programas de formação de professores e profissionais no sentido de utilização de recursos, ferramentas, linguagens, tecnologias que concorram para diminuir ou eliminar as barreiras que se interpõem aos processos de ensino e de aprendizagem. Já o de Programa de Formação e Qualificação para inclusão de pessoas com deficiências, tem o objetivo de oferecer a oportunidade de qualificação, por meio de oficinas, aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Cada curso oferecido teve duração de 60 horas e foi ministrado por profissionais qualificados do Senai. O curso de libras foi ministrado em três módulos e direcionado a professores e profissionais da educação da rede municipal. “Com profissionais qualificados poderemos atender a demanda dos deficientes auditivos de forma adequada e com mais qualidade”, frisa a Assistente Técnico Educacional.

Ela coloca também, que será obrigatório o ensino de libras para os deficientes auditivos matriculados no ensino infantil e fundamental. “Dessa forma, os profissionais precisam conhecer essa nova língua”, diz.

No Senado há uma proposta da obrigatoriedade para todos os alunos tendo em vista a integração dos portadores de deficiência auditiva às escolas e à sociedade. “A libras não será matéria obrigatória para os demais estudantes, mas se prevê que o ensino da linguagem abrirá as portas dos alunos interessados para um importante mercado de trabalho. Além disso, a oferta da matéria poderá beneficiar as famílias das pessoas surdas, que disporão de um meio mais eficaz de comunicação com os que não podem ouvir”, explica.

As oficinas do Programa de Formação e Qualificação participaram alunos da Associação dos Deficientes Visuais (ADV) e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

A Assistente Técnico Educacional ressalta que os cursos atenderam as expectativas em termos de promoção de conhecimento e preparo de professores, profissionais da educação e na ampliação de oportunidade de aprendizagem para alunos com deficiência.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.