9/1/2010 - São Roque - SP
da Redação
Primeiro prédio construído com concreto armado no país, a estação ferroviária da Sorocaba em Mairinque, construída em 1906, será um dos pontos de parada da Maria Fumaça que deverá alavancar o turismo de São Roque.
Conforme anunciado com exclusividade pelo Guia São Roque e agora confirmado pela Prefeitura, a Maria Fumaça sairá da estação de São Roque, que está em bom estado de conservação, já que tem ali a sede da Guarda Municipal e segue sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.
Da estação central de São Roque, o Trem Turístico seguirá para Mairinque antes de chegar à Canguera.
Quando a Sorocabana foi implantada, Mairinque ainda fazia parte da Fazenda Canguera, por isso atualmente linha sai e volta para São Roque.
Em Mairinque, a estação local, considerada a mais bonita do Estado e principal cartão postal da cidade, está abandonada.
Apesar de ter sido transformada, em teoria, no Centro de Memória Ferroviária de Mairinque, em 2004, na prática o local continua em péssimo estado de conservação.
O prédio pertence à Prefeitura de Mairinque, que já afirmou ter novamente a ferrovia alavancando sua economia. Porém, o diálogo não deverá ser fácil entre as duas prefeituras.
A Prefeitura de Mairinque vive um período de crise. As finanças não vão bem e diversas obras foram paralizadas em 2009. Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, no final do ano passado, Dennys Veneri (PTB) afirmou que a arrecadação do município teve forte queda e isso afetou diretamente a Prefeitura, que cortou a verba da saúde e obrigou o Hospital Beneficiência a fechar as portas, prejudicando indiretamente o atendimento em São Roque.
Além disso, Dennys é aliado político de Carlos Aymar, candidato derrotado nas eleições de 2008 em São Roque e que tem péssimo relacionamento com a Prefeitura de São Roque.
Ainda não existe um orçamento para 2010 da Prefeitura de Mairinque, o que deve inclusive afetar o pagamento dos salários de janeiro dos funcionários públicos municipais. Assim, não se sabe se a necessária obra caberá no orçamento municipal ainda para este ano.
O Trem Turístico fecharia seu roteiro chegando à Canguera, hoje principal expoente do turismo são-roquense graças ao empenho dos empresários locais e a um bem sucedido Roteiro do Vinho, que alavancou o turismo em toda a cidade.
A estação de Canguera pertence à União, que já estaria estudando repassá-la à Prefeitura de São Roque, que a reformaria.
Atualmente algumas famílias moram na estação abandonada e para que esta seja reformada, as famílias precisam ser realocadas pela Prefeitura, o que já está sendo feito.
Você acha que Mairinque vai ajudar no projeto do Trem Turístico? Comente!
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.