Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

21/8/2019 - São Roque - SP

Médica faz trabalho voluntário de conscientização e inserção do DIU




Hoje, 60% da população mundial é resultado de uma gravidez não planejada e/ou indesejada e 25% dessas gravidezes ocorrem ainda na adolescência. Pensando nesses dados alarmantes, a ginecologista e obstreta Dra. Patricia Bretz destaca a importância dos Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração, também conhecidos como LARCs (sigla em inglês para Long-Acting Reversible Contraception), em seus atendimentos e em projetos em que atua voluntariamente.

                Um dos benefícios que mais se destacam entre os Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração é a eficácia dos mesmos. As estatísticas provam que as diferenças são gritantes: 18 em cada 100 mulheres ficam grávidas todo ano utilizando a camisinha e 9, fazendo uso da pílula anticoncepcional. Esses números caem para 0,8 mulheres a cada 100 que utilizam o DIU de cobre, 0,2 que optam pelo DIU Mirena e 0,02 que usam o Implanon (implante subdérmico liberador de ENG). Pesquisas também apontam que o índice de mulheres que engravidam após a laqueadura é de 0,5 em cada 100, ao ano.

                Os LARCs ainda são métodos cercados de mitos, mas Patricia ressalta que, ao contrário do que costuma-se dizer, o DIU não é abortivo e nem é contraindicado para quem ainda não teve filho. "Esses métodos são extremamente eficazes e a melhor indicação para mulheres que não querem engravidar nos próximos dois anos. O DIU, por exemplo, atua impedindo a subida do espermatozóide, ele não provoca um aborto, como muitos ainda acreditam", diz a médica. E completa: "Quando a mulher resolve descontinuar para engravidar, com um planejamento, são métodos de fácil reversabilidade, ao contrário dos métodos injetáveis, que podem fazer com que a mulher leve até 1 ano para conseguir reestabelecer sua fecundidade". Outro ponto que merece ser lembrado é que os Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração têm baixa dosagem hormonal, o que os torna mais seguros em diversos aspectos.

                A Dra. Patricia tem executado um trabalho voluntário de conscientização e inserção do DIU de cobre para população em vulnerabilidade social, em parceria com o Lar Mãe da Providência. Em 2018, foram inseridos mais de 100 DIUs, inclusive em mulheres que não tinham conhecimento algum sobre planejamento familiar e já eram mães de mais de 12 filhos, tendo excelente aceitação. Em 2019, a médica, que é especialista em saúde da mulher, irá expandir esse trabalho voluntário em uma parceria com a Prefeitura da cidade de São Roque, interior de São Paulo, em um projeto direcionado a adolescentes denominado "Filhos que quero ter". Saiba mais no vídeo:

Patricia Bretz é ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia Minimamente Invasiva, Implantes Hormonais e Reprodução Humana e Mestre em Bioética.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.