Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

22/11/2017 - São Roque - SP

Passeio pedagógico realça as belezas naturais e históricas de São Roque




Passeio pedagógico. Outubro de 2017

 

A apenas 66 km da capital paulista, São Roque possui muita história (Sítio Santo Antônio, Brasital S/A, Igrejas, Estação Ferroviária, etc.), diversão (Ski Mountain Park) e a charmosa Rota do Vinho, uma estrada asfaltada com mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, adegas e restaurantes.

Com o objetivo de aproveitar as diferentes belezas naturais, culturais e históricas da Terra do Vinho, a operadora de turismo receptivo São Roque Aventureiro criou um passeio pedagógico que visita a Brasital (antiga fábrica têxtil fundada em 1890), Mata da Câmara (remanescente da Mata Atlântica) e Sítio Santo Antônio (complexo arquitetônico do século XVII).

Esse passeio enfatiza questões sobre desenvolvimento sustentável, educação ambiental e patrimônios histórico-cultural da cidade (legado dos Bandeirantes e o protagonismo italiano na indústria paulista).

Brasital:

Antiga fábrica têxtil fundada em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell’Acqua. Na década de 1990 tornou-se um importante centro cultural constituído por prédios históricos e uma trilha ecológica denominada “Caminho das águas”. Neste trecho do passeio, a ênfase recai sobre o processo de industrialização no Brasil e a importância dos imigrantes nessa empreitada. Também se discute as dificuldades para tombar um prédio como patrimônio histórico-cultural.

Mata da Câmara:

Com aproximadamente 130 hectares, a Mata da Câmara é remanescente da Mata Atlântica e constitui, junto com outras áreas verdes, a reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo. Em 1932 tornou-se Estação Ecológica e em março de 1999 foi transformada em Parque Natural Municipal. Além da fauna e flora, a mata possui trilhas como a do lago com cerca 4.800 metros. Neste trecho destacamos as noções de Educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Sítio Santo Antônio:

O valor histórico da Casa Grande e Capela de Santo Antônio pode ser atribuído a vários fatores. Desde a data de construção, em 1681, até a importância de seus ilustres proprietários: Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor modernista Mário de Andrade, este último adquiriu e doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1945. Neste trecho falamos da ocupação dos Bandeirantes na região, construções em taipa de pilão e do escritor Mário de Andrade.

 

Para tornar o seu passeio especial, entre em contato com a equipe da São Roque Aventureiro, uma empresa constituída por profissionais da área de Turismo, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas; e apaixonados pela famosa Terra do Vinho. Maiores informações pelo site www.saoroqueaventureiro.com ou (11) 96317-7208.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.