Sábado, 27 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

23/12/2008 - São Roque - SP

Pó encontrado no Centro de Triagem de São Roque é identificado




O pó branco encontrado pelos catadores do Centro de Triagem de Recicláveis de São Roque foi identificado como brometo de potássio, substância geralmente utilizada na fabricação de tintas e como catalisador de reações químicas. O laudo que caracteriza o produto que causou intoxicação em pelo menos 15 pessoas no dia 5 de dezembro está assinado pelo engenheiro químico industrial Ronaldo Dias, responsável por um laboratório em Guarulhos. As análises foram baseadas nas características do produto e na sintomatologia apresentada pelos trabalhadores que tiveram contato com o pó.

A Vigilância Sanitária revelou que teve dificuldades para encontrar um laboratório para fazer as análises. “Fizemos contato com mais de 23 locais, mas nenhum deles fazia este tipo de serviço”, comentou Daniela Carolina Dias, chefe do Serviço de Vigilância Sanitária. Segundo ela, a maioria dos laboratórios faz análise a partir de um conhecimento prévio da substância. “Quase todos trabalham apenas confirmando a substância, mas no nosso caso precisávamos saber o que era”, reforça Dias.

O Centro de Triagem de Recicláveis já foi reaberto e voltou a funcionar normalmente porque não oferece risco aos catadores. De acordo com o laudo do químico, o brometo de potássio é uma substância que passa com facilidade do estado sólido para o estado gasoso e, nas condições que foi encontrada no centro de triagem, não há mais vestígios do produto no local.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.