Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020

15/8/2008 - São Roque - SP

Prefeitura firma parceria com a Uniso para erradicar o analfabetismo




A Prefeitura de São Roque firmou nesta semana um convênio com a Universidade de Sorocaba (Uniso) para implantar o “Programa de Educação de Jovens e Adultos – Proeja”, em prol da alfabetização. A oficialização do convênio aconteceu na última terça-feira, dia 12, com a assinatura do documento pelo Reitor da universidade, Professor Aldo Vannuchi e pelo prefeito em exercício, Antonio Carlos Pereira Rio. O momento foi acompanhado pelo Pró-Reitor de extensão e assuntos comunitários, Professor Fernando de Sá Del Fiol; pela coordenadora do Proeja, Professora Beatriz Elaine Picini Magagna; pela diretora de Educação do município, Márcia de Jesus Costa Nunes; pela chefe de Divisão de Ensino Fundamental, Enide Caiani; da assistente técnica educacional, Marisol Garcia Cavalheiro e pelo chefe da Divisão de Esportes e Lazer, Leodir Ribeiro.

A parceria visa universalização do ensino fundamental por meio de ações de alfabetização de jovens e adultos e da erradicação do analfabetismo, bem como a formação continuada de alfabetizadores da rede pública nesse segmento (fase I de 1ª a 4ª série).

De acordo com o Departamento de Educação, inicialmente o programa terá núcleos nas escolas Antonio Cavaglieri, Benedito dos Santos Rocha, Euclides de Oliveira, Iracema Villaça, Joaquim da S. Santos, Paulino Pereira Figueiredo e Departamento do Bem-estar Social. A previsão de início das atividades é dia 25 de agosto. O número de alunos inscritos soma 97 com idade acima de 15 anos. As aulas serão ministradas três vezes por semana com uma carga horária de seis horas semanais. A idéia é flexibilizar a carga horária para que as pessoas que trabalham tenham a oportunidade de freqüentar as aulas.

Histórico do programa
O programa é de iniciativa da universidade, já existe desde 1998, quando tinha o nome de “Sorocaba e Região e 100 analfabetos”. Em 2004 passou para “Programa de Educação de Jovens e Adultos – Proeja” e hoje 11 cidades são beneficiadas.
O trabalho que será desenvolvido em São Roque não trará despesas para a prefeitura. A capacitação dos professores e o material didático são de responsabilidade da Uniso.

Na ocasião Vannuchi destacou que essa parceria significa respeito à democracia ao cidadão são-roquense. “Esse programa solidário não visa apenas alfabetização, mas a formação de cidadania”, enfatizou. “Acredito que São Roque ganhará pessoas mais conscientes e mais participativas no desenvolvimento da cidade”, completa.

Metas
Segundo a diretora Márcia Nunes, 7% da população são-roquense são analfabetos e com esse trabalho a meta é zerar esse número. “A proposta é dar continuidade no projeto que já temos implantado de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A maior importância desde trabalho é chegar às pessoas que estão fora da escola”, disse.

O prefeito Rios também acredita que essa parceria será bastante positiva para o município. “Um convênio com uma instituição de alto nível como a Universidade de Sorocaba, que já vem realizando este trabalho em 11 cidades atendendo mais de mil pessoas, é muito importante para São Roque, além de ser um ato em benefício da educação que é uma das principais metas dessa administração”, concluiu.

Fonte: Guia São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.