Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/3/2008 - São Roque - SP

Prefeitura fornece guia de ITBI via internet e facilita dia-a-dia dos cartórios




Há cerca de um mês os cartórios de notas da cidade e a prefeitura de São Roque estão realizando um trabalho em parceria para facilitar a vida do contribuinte que precisa recolher o Imposto sobre Transmissão de Bens e Intervivos – ITBI. A prefeitura implantou em seu site de serviços, o Cidadão On-line, um recurso que permite aos cartórios gerar e imprimir em tempo real, a guia referente a este tributo.

Antes da novidade os contribuintes tinham que ir até uma papelaria, comprar o formulário e levá-lo ao cartório para preenchimento. Agora, basta o contribuinte ir ao cartório que a guia é emitida na hora em que o contrato é feito. “Facilitou muito porque podemos imprimir a guia na frente do cliente que pode ir ao banco ou mesmo pagar pela internet”, observa César Fernando Magalhães Vaz, substituto do tabelião do 1º Cartório de Notas de São Roque.

De acordo com os técnicos da Divisão de Rendas da prefeitura, outra vantagem para o contribuinte é a ampliação das praças de pagamento. Antes, as pessoas que procuravam o atendimento no cartório de notas de outra cidade, tinham obrigatoriamente de vir a São Roque para quitar o tributo na rede bancária local. Com o fornecimento da guia via internet isso mudou. “Com o código de barras a guia pode ser paga em outra cidade”, explica Willian Moreira Finamore, funcionário que acompanha a implantação do sistema.

Histórico e vantagens para o município
A iniciativa da Divisão de Rendas de disponibilizar as guias de ITBI via internet proporcionando o auto-atendimento dos cartórios é pioneira na microrregião e começou a ser desenvolvida em dezembro passado. Além de fazer o contribuinte ganhar tempo, a prefeitura também levou em conta a arrecadação e a agilidade no controle do tributo porque a informação do pagamento é lançada automaticamente no cadastro informatizado do imóvel.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.