Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2019

2/4/2008 - São Roque - SP

Prefeitura promove palestra sobre Defesa Civil




Com o objetivo de informar os integrantes recém nomeados e também atualizar os conhecimentos do que já faziam parte da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), a prefeitura de São Roque promoveu no último dia 20, no auditório do departamento de Bem-Estar Social, uma palestra sobre a estruturação da Defesa Civil.

O evento reuniu funcionários e diretores dos departamentos de Obras, Bem-Estar Social, Educação e Saúde, o comando da Guarda Municipal, além de representantes da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Comdec Sorocaba e da Concessionária ViaOeste que administra as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco no trecho de São Roque. O prefeito Efaneu Nolasco Godinho e vereador Etelvino Nogueira também prestigiaram a palestra.

O Major Luiz Antonio, do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Coordenador da Regional da Defesa Civil, abriu os trabalhos fazendo uma explanação sobre o surgimento da Defesa Civil no Brasil e no Estado de São Paulo. Demonstrou a fundamentação legal, a configuração hierárquica das coordenadorias e esclareceu o conceito de Defesa Civil “Muitas pessoas acham que Defesa Civil está relacionada apenas às tragédias causadas pelas chuvas, mas o trabalho dela vai além disso. O objetivo é estar pronto para evitar ou minimizar as conseqüências qualquer acidente”, resumiu o Major.

O coordenador regional destacou também que apesar de existir uma estrutura formal, a defesa civil é composta por todos os cidadãos que têm a responsabilidade de agir para proteger a sociedade.

O Presidente da Coordenadoria da Defesa Civil de Sorocaba, Coronel Roberto Montgomery, dividiu com os palestrantes sua experiência com a Defesa Civil, trabalho que começou quando ele ainda estava na ativa no Corpo de Bombeiros de São Paulo e participou do resgate de vítimas no incêndio do Edifício Joelma, em 1974. Segundo Montgomery, a Defesa Civil precisa trabalhar com planos preventivos e ter uma boa articulação com diversos setores, principalmente com a prefeitura. “Se não tivermos um representante de cada secretaria, não conseguiremos estruturar a Defesa Civil”, frizou Montgomery.

O coordenador operacional da Comdec Sorocaba, Benedito Zanin, reforçou que muitos municípios não conseguem implantar as coordenadorias municipais por absoluta falta de interesse das prefeituras e citou São Roque como exemplo positivo. “São Roque é um município diferenciado, a presença do prefeito muma palestra sobre Defesa Civil na véspera de um feriado mostra isso”, observou.

Balanço positivo

Para o inspetor chefe da Guarda Civil Municipal de São Roque, Lourival Rosa que desde o dia 18, preside a Comdec São Roque, o trabalho na cidade está sendo bem encaminhado porque a cidade já atende diversas características apontadas na palestra. “Temos um relacionamento muito bom com os departamentos e isso facilita o trabalho”.

Apesar de também ter sido nomeada recentemente para a Defesa Civil, a diretora do Departamento de Bem-Estar Social concorda com o inspetor e considerou a palestra importante para toda a coordenadoria municipal. “Somos um braço da Defesa Civil e recebemos informações importantes sobre a parte preventiva”, analisou.

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho destacou que a administração municipal tem feito o possível para apoiar a Defesa Civil, principalmente nos procedimentos preventivos. Segundo Efaneu, esta postura de vigilância somada à parceria com a Defesa Civil já traz resultados positivos para a cidade. “Em três anos precisamos remover apenas uma família e vamos continuar trabalhando para evitar acidentes”, exemplificou.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.