Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

2/4/2008 - São Roque - SP

Prefeitura promove palestra sobre Defesa Civil




Com o objetivo de informar os integrantes recém nomeados e também atualizar os conhecimentos do que já faziam parte da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), a prefeitura de São Roque promoveu no último dia 20, no auditório do departamento de Bem-Estar Social, uma palestra sobre a estruturação da Defesa Civil.

O evento reuniu funcionários e diretores dos departamentos de Obras, Bem-Estar Social, Educação e Saúde, o comando da Guarda Municipal, além de representantes da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Comdec Sorocaba e da Concessionária ViaOeste que administra as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco no trecho de São Roque. O prefeito Efaneu Nolasco Godinho e vereador Etelvino Nogueira também prestigiaram a palestra.

O Major Luiz Antonio, do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Coordenador da Regional da Defesa Civil, abriu os trabalhos fazendo uma explanação sobre o surgimento da Defesa Civil no Brasil e no Estado de São Paulo. Demonstrou a fundamentação legal, a configuração hierárquica das coordenadorias e esclareceu o conceito de Defesa Civil “Muitas pessoas acham que Defesa Civil está relacionada apenas às tragédias causadas pelas chuvas, mas o trabalho dela vai além disso. O objetivo é estar pronto para evitar ou minimizar as conseqüências qualquer acidente”, resumiu o Major.

O coordenador regional destacou também que apesar de existir uma estrutura formal, a defesa civil é composta por todos os cidadãos que têm a responsabilidade de agir para proteger a sociedade.

O Presidente da Coordenadoria da Defesa Civil de Sorocaba, Coronel Roberto Montgomery, dividiu com os palestrantes sua experiência com a Defesa Civil, trabalho que começou quando ele ainda estava na ativa no Corpo de Bombeiros de São Paulo e participou do resgate de vítimas no incêndio do Edifício Joelma, em 1974. Segundo Montgomery, a Defesa Civil precisa trabalhar com planos preventivos e ter uma boa articulação com diversos setores, principalmente com a prefeitura. “Se não tivermos um representante de cada secretaria, não conseguiremos estruturar a Defesa Civil”, frizou Montgomery.

O coordenador operacional da Comdec Sorocaba, Benedito Zanin, reforçou que muitos municípios não conseguem implantar as coordenadorias municipais por absoluta falta de interesse das prefeituras e citou São Roque como exemplo positivo. “São Roque é um município diferenciado, a presença do prefeito muma palestra sobre Defesa Civil na véspera de um feriado mostra isso”, observou.

Balanço positivo

Para o inspetor chefe da Guarda Civil Municipal de São Roque, Lourival Rosa que desde o dia 18, preside a Comdec São Roque, o trabalho na cidade está sendo bem encaminhado porque a cidade já atende diversas características apontadas na palestra. “Temos um relacionamento muito bom com os departamentos e isso facilita o trabalho”.

Apesar de também ter sido nomeada recentemente para a Defesa Civil, a diretora do Departamento de Bem-Estar Social concorda com o inspetor e considerou a palestra importante para toda a coordenadoria municipal. “Somos um braço da Defesa Civil e recebemos informações importantes sobre a parte preventiva”, analisou.

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho destacou que a administração municipal tem feito o possível para apoiar a Defesa Civil, principalmente nos procedimentos preventivos. Segundo Efaneu, esta postura de vigilância somada à parceria com a Defesa Civil já traz resultados positivos para a cidade. “Em três anos precisamos remover apenas uma família e vamos continuar trabalhando para evitar acidentes”, exemplificou.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.