Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

10/10/2007 - São Roque - SP

Prefeitura qualifica jovens beneficiários de programas de transferência de renda




Um grupo de 30 jovens beneficiários dos programas de transferência de renda Ação Jovem, do Governo Estadual e Agente Jovem, do Governo Federal, está sendo capacitado para trabalhar no mercado de turismo. A iniciativa do departamento de Bem-Estar Social visa conciliar as exigências sócio-educativas dos programas com a necessidade criar oportunidades de trabalho para que estas pessoas futuramente não dependam destes recursos.

Além da bolsa mensal dos programas que varia entre R$ 60 e R$ 65, os jovens recebem gratuitamente o curso da prefeitura. As aulas, ministradas todos os sábados pela Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica – Ahpce, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), abordam desde a apresentação pessoal, comunicação, e atendimento ao público até pontos específicos como a história do turismo, as particularidades de São Roque e ética.

Os alunos também estão tendo a oportunidade de vivenciar o que aprendem na teoria. Durante as Festas de Agosto eles participaram de uma pesquisa promovida pela divisão de Turismo. Também trabalharam nos Jogos Regionais e alguns também auxiliam os estagiários nos Postos de Informações Turísticas. “Com essa experiência os jovens já começam a perceber a importância do turismo e o potencial de trabalho que este segmento proporciona”, comenta Sandro Cobello, chefe da divisão de Turismo.

Resultados sociais
A percepção dos jovens detectada pelo chefe da divisão de Turismo também é compartilhada pela psicóloga Valéria Moraes Martins, responsável pelo acompanhamento dos programas. Segundo ela, a experiência e o conhecimento adquirido estão mexendo com a auto-estima dos jovens que demonstram isso em pequenos gestos. “Antes eles usavam uma blusa por cima da camiseta do projeto, agora eles mostram com orgulho que fazem parte deste grupo”, observa. “Tem sido uma experiência interessante porque é algo que eles nunca haviam participado”, complementa Valéria.

Para a diretora do departamento de Bem-Estar Social, Maria Celina Machado Alé, os resultados deste trabalho tem outro aspecto social positivo que é a mudança de mentalidade de quem participa dos programas de transferência de renda e de quem os desenvolve “Estamos transformando o conceito de assistencialismo e abrindo oportunidades”, ressalta a diretora.

Mais oportunidades
Até o fim deste ano o departamento de Bem-Estar Social quer expandir o projeto de qualificação e iniciar capacitação e mais 245 jovens beneficiados com o Agente Jovem e o Ação Jovem. O objetivo é oferecer treinamento em outras três áreas de atuação.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.