Sábado, 21 de Setembro de 2019

7/6/2019 - São Roque - SP

Profissionais que trabalham com animais devem denunciar maus-tratos à Polícia




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

A Câmara Municipal aprovou, no último dia 3 de junho, o Projeto de Lei nº46/2019, de autoria do vereador José Alexandre Pierroni Dias (Alexandre Veterinário), que estabelece a obrigação dos estabelecimentos que tratam e prestam serviços veterinários de comunicarem à Polícia Civil a constatação de indícios de maus tratos aos animais que por eles sejam atendidos.

Pierroni atua em defesa da causa animal, é autor de várias Leis neste sentido e quis regulamentar no município as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no sentido de proteger cães e gatos de maus-tratos, punir os responsáveis por tais atos e, consequentemente, tentar inibir que eles aconteçam.

Em outubro de 2018 o CRMV publicou a Resolução nº1.236 onde conceituou maus-tratos, crueldade e abuso, entre outros termos importantes relacionados e, em fevereiro deste ano, publicou o Guia Prático Para Avaliação Inicial de Maus-Tratos a Cães e Gatos, para nortear profissionais da área e agentes públicos através de um protocolo básico que possibilita identificar a situação em questão, de acordo com o estado da Saúde Única (que inclui a qualidade e as condições do ambiente, a saúde física e mental dos tutores, entre outras variáveis) bem como oferecer embasamento necessário para que o fato seja encaminhado às autoridades competentes.

O texto legal menciona que clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops e demais estabelecimentos veterinários, quando constatarem indícios de maus-tratos nos animais atendidos, deverão comunicar imediatamente o fato à Polícia Judiciária competente, informando o nome, endereço e contato do acompanhante do animal no momento do atendimento, bem como encaminhar relatório do atendimento prestado, contendo a espécie, raça e características físicas do animal, descrição de sua situação de saúde na hora do atendimento e respectivos procedimentos adotados.

O Projeto de Lei aguarda sanção do Prefeito e deve entrar em vigor após tal ato, quando passa a gerar obrigação de fazer, punindo os que descumprirem com multa no valor de 2 (duas) UFM´s (Unidades Fiscais do Município).

“As políticas públicas, normas e informações que tratam da causa animal precisam ser cada vez mais discutidas e ampliadas, para que a sociedade entenda que conceitos como saúde e bem-estar não podem dissociar humanos de animais, o que caracteriza o conceito de Saúde Única, e quero como vereador deixar esse legado para a população de são-roque, para que este seja um município que respeita as pessoas e os animais”, explica o vereador.

Pierroni informa que a Resolução 1.236 de 26/10/2018 está disponível no site do CRMV (www.crmvsp.gov.br), assim como o Guia Prático Para Avaliação Inicial de Maus-Tratos a Cães e Gatos, que também pode ser acessado através do link https://bit.ly/2PI9ZbL.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.