Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

11/8/2008 - São Roque - SP

Projeto Educatrânsito é retomado nas escolas




O projeto Educatrânsito de iniciativa do Departamento de Educação e da Divisão de Trânsito da Prefeitura de São Roque, que visa a formação dos futuros motoristas e pedestres, foi retomado na última terça-feira, dia 5, às crianças da 2ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino. As aulas são ministradas por agentes de trânsito municipais.

Segundo informações da Divisão de Trânsito, as atividades foram retomadas para novas turmas de 11 escolas com novo método. A programação prevê uma aula teórica, com a utilização de um datashow pelo qual os agentes exibem historinhas ilustrativas abordando a segurança no trânsito e sinalização, também são distribuídos desenhos de semáforos para colorir, além de cartilhas educativas. A segunda aula inclui a simulação de uma minicidade com equipamentos de trânsito, sinalizações horizontal e vertical e semáforos. Nesta fase os alunos participarão das atividades com carinhos de brinquedos que foram adquiridos pela Divisão de Trânsito e também como pedestres. “Esses novos equipamentos proporcionarão mais facilidade no aprendizado das crianças em relação aos cuidados ao trânsito dando também um dinamismo maior às aulas”, comenta o agente de trânsito, Paulo Ricardo Dias.

Ao final da segunda aula as crianças receberão ainda uma carteira de habilitação mirim simbólica indicando que o aluno aprendeu como funcionam os semáforos, que sabe atravessar na faixa de pedestres e usar o cinto de segurança.

O projeto já está no terceiro período e, de acordo com os agentes que ministram as aulas, Dias e Claudio Roberto Devoglio, tem atingidos resultados positivos. “É um trabalho importante que favoreceu um vínculo de amizade entre as crianças e os agentes”, enfatizam. Eles acrescentam ainda que a meta para o próximo ano é expandir o projeto para outras séries e trabalhar com o pessoal da terceira idade.

O Educatrânsito já beneficiou 641alunos da 2ª séries e neste segundo semestre mais 304 crianças terão acesso ao projeto. “Desde quando iniciamos o trabalho nas escolas percebemos que as crianças estão cada vez mais envolvidas, participativas e multiplicadoras de informações às famílias, que é o nosso objetivo”, diz Dias.

De acordo com o chefe da divisão de Trânsito, Durival Cantamessa o projeto tem o objetivo de educar de forma clara e objetiva as crianças para que elas entendam a sinalização de trânsito e futuramente se tornem motoristas com responsabilidade cidadã.

Concurso
Além deste trabalho educativo, na Semana Nacional do Trânsito de 18 a 25 de setembro, será realizado um concurso promovido pela Prefeitura em que serão escolhidos os melhores trabalhos sobre segurança no trânsito feitos pelos alunos participantes do projeto. O concurso valerá medalha para o aluno que apresentar o trabalho mais criativo e que siga as diretrizes do projeto. O tema deste ano será “Criança no trânsito”.

Fonte: Guia São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.