Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

24/10/2018 - São Roque - SP

Projeto que propõe “Agosto Dourado” para incentivar o aleitamento materno deve virar Lei




da assessoria de imprensa

Foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei n°79/2018, de autoria do vereador Alexandre Pierroni, que institui o mês de agosto como o mês do aleitamento materno, também chamado de “Agosto Dourado”, em alusão ao fato de o alimento ser considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ouro para a saúde dos bebês, pela quantidade de nutrientes, vitaminas e capacidade de produzir anticorpos e promover o desenvolvimento entre outros benefícios.

A ideia do vereador é promover o debate e a conscientização sobre a importância da ação para a saúde do bebê, uma vez que o leite materno é recomendado pela (OMS), como único alimento até os seis meses de vida e como complementar à alimentação, até os dois anos de idade.

Um relatório recente lançado pela OMS juntamente com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude), afirma que a amamentação de todos os bebês durante os primeiros anos de vida salvaria mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos, todos os anos.

O texto legal proposto por Pierroni, inspirado na Lei Federal n° 13.435/2017, inclui o “Agosto Dourado” no calendário de eventos do município, sugere a iluminação de prédios públicos de dourado no mês de agosto, assim como permite ao poder público, organizações do terceiro setor e instituições sem fins lucrativos fomentarem e intensificarem ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno através de palestras e eventos, divulgação em todas as mídias, debates com a comunidade e ações de divulgação em espaços públicos.

“Promover ações de conscientização e instituir o ‘Agosto Dourado’ no município é uma forma de incentivarmos o aleitamento materno e combatermos uma série de doenças oportunistas, às quais os bebês ficam expostos na falta desse alimento tão rico ao ponto de ser o suficiente para a saúde e o desenvolvimento do bebê até os seis meses de idade”, comenta o vereador.

O Projeto de Lei recebeu apoio de líderes e profissionais ligados à saúde e aguarda a Sanção do Prefeito para entrar em vigor, o que o vereador espera para os próximos dias.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.