Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

30/9/2008 - São Roque - SP

Projeto Vivaleite reforça alimentação de 590 crianças em São Roque




Com o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro às crianças de baixa renda que vivem em situações de carência nutricional, a Prefeitura de São Roque e o Governo do Estado de São Paulo, mediante convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Municipalidade estão levando no leite estes nutrientes necessários para 590 crianças do município inscritas no Projeto Estadual “Vivaleite”. O projeto atende todos os municípios do Estado de SP, sendo considerado um dos maiores programas governamentais de distribuição gratuita de leite fortificado da América Latina.

As crianças inscritas que têm idade entre 6 meses e 6 anos e 11 meses, cuja a família receba até dois salários mínimos, recebem gratuitamente leite fluido pasteurizado enriquecido com Ferro, Vitaminas A e D, auxiliando na prevenção da anemia ferropriva, doença provocada pela falta de ferro no organismo que prejudica o crescimento e a capacidade de aprendizado das crianças.

A Vitamina A contribui para a visão e imunidade (aumentando a resistência contra doenças infecciosas) e a Vitamina D ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos, sendo importante também para melhor absorção do cálcio pelo organismo, além do ferro que evita a anemia. “Geralmente as crianças menores de dois anos são as mais afetadas pela anemia ferropriva, por isso elas tem prioridade no projeto”, explica a nutricionista responsável pelo acompanhamento das crianças atendidas, Sílvia Lopreto.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios - Codeagro gerencia e operacionaliza as principais ações de alimentação e nutrição para população de baixa renda visando também o desenvolvimento da agroindústria. Atualmente 44 usinas fornecem o leite em todo o Estado de São Paulo, algumas delas de médio e até pequeno porte.

O Departamento do Bem-estar social entrega 15 litros de leite por criança todo mês, conforme determina o projeto, em 15 postos de coleta: São João Novo, Vila Amaral, Cras Goiana, Mailasque, Carmo, Gabriel Piza, Venâncios, Canguera, Saboó, Guaçu, Vila Nova, Paço Municipal, Cambará, Jd. Boa Vista e Jd Carambeí. “Os pais tem parte neste projeto, mantendo o acompanhamento de peso e altura das crianças. Faço esta avaliação nos postos de saúde de alguns bairros, além de dar orientação nutricional às mães. É importante frisar a elas que este leite é um complemento, e não deve ser usado como única fonte de alimentação da criança”, comenta Lopreto.

Segundo a assistente social, que coordena o projeto no município, Andréia Passos, o São Roque iniciou este projeto em junho de 2006 e desde então, há uma grande procura das famílias. “Em razão dos resultados de favorecimento da saúde das crianças que são atendidas, e até mesmo pelo acompanhamento que é feito de peso e altura da criança, os pais se interessam e se sentem mais tranqüilos acompanhando crescimento de seus filhos”, diz Passos.

Como participar
Para participar do projeto as famílias carentes que recebam até dois salários mínimos e tenha crianças entre 6 meses e 6 anos e 11 meses devem procurar o Departamento do Bem-Estar Social, na Prefeitura de São Roque, onde terão as informações quanto aos procedimentos.

Resultados
Cauã da Silva, de 11 meses está a cerca de um mês no projeto, e sua mãe Neuza Maria da Mota está entusiasmada. “Esta é a primeira vez que estou trazendo meu filho no posto aqui da Vila Nova para pesar e medir desde que entrei no projeto”, conta satisfeita.

Gabriel Costa de 4 anos também é beneficiário e segundo seu pai, Vitor Costa, que retira o leite no Bem-estar Social, já foi possível sentir uma boa melhora no peso e no seu crescimento.

Andréia de Souza, mãe de Ana Carolina Lima de 2 anos, já participa do projeto há cerca de um ano e sentiu a diferença. “Ela está mais pesadinha e o melhor de tudo isso, de forma saudável”, diz.

Fonte: Guia São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.