Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

19/3/2008 - São Roque - SP

São Roque está entre as 50 melhores do Brasil em responsabilidade social e fiscal




São Roque está entre os 50 municípios brasileiros que obtiveram o melhor Índice de Responsabilidade Social, Fiscal e de Gestão (IRFS), parâmetro criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para avaliar como as cidades são administradas. No ranking, divulgado na semana passada, a cidade ocupa a 39ª posição num universo de 4.938 administrações municipais avaliadas.

O índice reflete, anualmente, o desempenho dos municípios sob as óticas fiscal, social e de gestão e serve como um parâmetro simples e ao mesmo tempo amplo para a sociedade avaliar as gestões municipais sem se restringir aos controles da Lei de Responsabilidade Fiscal porque abrange medidas de eficiência interna e de responsabilidade social. As informações utilizadas para o cálculo do índice são extraídas dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal entregues pelos municípios à Secretaria de Tesouro Nacional, base de dados do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, por isso o ranking refere-se ao ano 2006.

Na prática o IRFS é a atribuição de uma nota às administrações municipais pelo desempenho em 15 indicadores que levam em consideração questões das áreas da saúde, educação e contas públicas. As notas variam de 0 a 1 como ocorre com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas. Para classificar as cidades são computados três índices: gestão, social e fiscal, nos quais São Roque obteve 0,492; 0,604; 0,710, respectivamente. No quesito fiscal São Roque está entre as 25 melhores do Brasil e a quarta no Estado de São Paulo. O índice geral obtido pela cidade foi de 0,609.

Destaque entre os paulistas
Do ranking divulgado pela CMN, 41 municípios são paulistas, o que faz de São Roque um destaque também no Estado de São Paulo. A cidade é a 16ª colocada na lista estadual.

A Associação Paulista de Municípios reconheceu a importância destas posições e congratulou o prefeito Efaneu Nolasco Godinho por conduzir São Roque ao seleto grupo administrações municipais com os melhores índices. “Parabenizamos o companheiro e o município de São Roque por fazer parte dos 50 melhores municípios do Brasil, se ressaltando pela boa aplicação dos recursos municipais que resulta no excelente trabalho desenvolvido na área social”, afirmou o presidente da entidade, Marcos Monti.

Para o prefeito Efaneu, o fato de São Roque estar entre as melhores cidades brasileiras funciona como motivação. “É uma ótima notícia para a administração municipal e eleva o nome de São Roque. Os governos têm de ser avaliados pelos resultados e também pela responsabilidade com que lidam com as questões sociais, fiscais e administrativas, por isso, consideramos esta conquista uma motivação a mais para continuarmos trabalhando com seriedade”, conclui o prefeito.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.