Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

24/9/2007 - São Roque - SP

São Roque faz workshop sobre alcachofra no mercado municipal




Com a finalidade de atrair mais turisitas que procuram novas opções de gastronomia, a divisão de Turismo da Prefeitura Estância Turística de São Roque em parceria com alguns hotéis e restaurantes da cidade realizaram de 6 a 13 deste mês no Mercado Municipal de São Paulo o evento denominado “Alcachofras de São Roque”. O evento envolveu palestras e aulas de culinária atraindo mais de 200 participantes de diversas regiões do Brasil.

Depois da reforma feita recentemente no Mercado Municipal, na qual recebeu um espaço para realização de palestras e workshops “Mercado Gourmet”, São Roque foi a primeira cidade a ser convidada para se apresentar um evento desse porte no local. “Isso foi muito produtivo, porque o mercado é muito conhecido e visitado todos os dias. O evento teve uma repercussão muito boa e mostrou que a alcachofra pode ser um novo fator de atração turística no Estado de São Paulo”, comenta o chefe de divisão de Turismo, Sandro Cobello.

Durante os oito dias de evento São Roque também foi bastante divulgada, segundo dados do chefe de divisão de Turismo, foram distribuídos mais de cinco mil folhetos sobre a cidade indicando os principais pontos turísticos.

De acordo com Sandro, um dos pontos fortes do evento foi a participação do setor da merenda municipal que foi representada pela chefe de divisão, Tereza Cristina Merguizo e as merendeiras Goreti, Tonica e Elaine com apresentação de pratos à base de alcachofras que são servidos na rede escolar no período da safra da flor, que vai de outubro a novembro.

Segundo Tereza Merguizo, a experiência foi bastante positiva, além de mostrar uma inovação dentro da merenda escolar. “Tivemos a oportunidade de mostrar que São Roque é a única cidade que tem a alcachofra como parte do cardápio da merenda escolar. Percebemos que o público ficou encantado com essa iniciativa”, enfatiza.

Tereza destaca também a importância do evento. “Acredito que com essa oportunidade é uma forma de estarmos valorizando os produtores locais e a cultura de nossa cidade”, diz. “Para as merendeiras, o evento trouxe um enriquecimento a mais na profissão”, completa.

Curiosidade
São Roque possui uma plantação própria da prefeitura de 7.500 pés de alcachofra, sendo que cada pé produz em média seis flores, em 1,5 hectares. Na época de safra são incluídas na merenda escolar beneficiando 20 mil alunos. A alcachofra possui também excelentes propriedades nutricionais que favorecem a boa saúde das pessoas.

Segundo dados do departamento de Agricultura e Paisagismo ao todo a cidade conta com 20 hectares de plantação de alcachofra correspondendo a 100 mil pés de produção.

Colaboradores
Para a realização do evento a prefeitura contou com a colaboração de alguns parceiros: o restaurante Deodoro, pastelaria La de Casa, Vale do Vinho, Hotel Cordialle, Carioa Pizzaria, Hotel Alpino, alcachofra em conserva Bonsucesso, Doces Santa Adélia, produtos artesanais Nonna Nurziata, Ski Mountain Park, Pousada Juriti, choperia e restauante Baco, pousada Recanto dos Vaqueiros e restaurante Stefano.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.