Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

11/8/2017 - São Roque - SP

São Roque participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

O Prefeito Claudio Góes, participou acompanhado de empresários do setor do vinho em nosso munícipio, do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio a Vitivinicultura Paulista.

A Frente teve a agenda de trabalho definida e elaborada após contato com agentes do setor que apontaram as principais demandas e foi oficializada durante o lançamento, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na manhã desta terça-feira (8).

O objetivo da iniciativa é aprimorar a legislação referente às políticas públicas do setor e buscar alternativas de fortalecimento desta atividade que envolve o cultivo de videiras específicas para a produção de vinho e a própria fabricação do vinho, promovendo ações e debates.

Liderado pelo deputado estadual Roberto Morais (PPS), o evento contou com a participação de empresários do setor, pesquisadores da área e autoridades, entre elas o vice-governador, Márcio França, o senador italiano Fausto Longo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, além de prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios.

“Foi um momento muito importante em que pudemos congregar profissionais ligados à vitivinicultura e alinhar prioridades e propostas para o desenvolvimento do setor. Esse lançamento marca o início de um grande trabalho que teremos pela frente. E com a agenda definida, conseguimos direcionar melhor nossas ações”, afirmou Roberto Morais.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “A Frente Parlamentar pode alterar a legislação no que diz respeito às linhas de incentivo, de financiamento, ou até a legislação para adequar as regras do funcionamento das entidades de cultivo ou de processamento de uva. Nós que gostamos da Agricultura, do vinho e de ver o nosso produtor com mais alternativas festejamos a iniciativa e agradecemos o deputado Roberto Morais”, falou Jardim.

O setor também deve ganhar reforço com a atuação do senador italiano Fausto Longo. “O Governo do Estado acabou de assinar um convênio com a Úmbria para que as empresas brasileiras possam conhecer e aplicar a tecnologia italiana na área de vitivinicultura.

Esse convênio é amplo e vai se estender também para outras áreas beneficiando várias regiões do estado”, revelou o senador.

“Nossa ideia é produzir vinho de qualidade e num preço acessível”, complementou França.

“Gostaria de destacar o trabalho desenvolvido pelo segmento do vinho em São Roque, que muito contribuiu para que fosse possível a elaboração dessa agenda e principalmente a viabilização dessa Frente que muito vai acrescentar para o setor vitivinicultor no estado”, salientou Claudio Góes.

Hoje existem mais de 60 municípios que tem alguma atividade relacionada à uva. São Paulo tem hoje cerca de 1000 produtores de vinho e é o 3º maior produtor de uva do Brasil.  Hoje o estado já produz vinho de excelente qualidade, embora ainda de maneira incipiente. Podemos citar o vinho Guaspari produzido em Espirito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira e detentor de 2 prêmios, inclusive um internacional. Entre Villas vinho orgânico produzido em São Bento do Sapucaí, também na Serra da Mantiqueira.

São Roque tem papel de destaque neste contexto, já que conseguiu colocar o vinho Tempos Philosophia, um Cabernet Franc, produzido pela Vinícola Góes, entre os 16 melhores vinhos na avaliação nacional de 2015.

Com essa nova Frente as perspectivas para os vitivinicultores se renovam, já que existe a promessa de investimento em novas tecnologias de cultivo da uva e da produção dos produtos derivados 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.