Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

1/8/2010 - São Roque - SP

Tradicional Entrada dos Carros de Lenha marca início oficial das Festas de Agostos de 2010




Da Redação

 A Tradicional entrada de carros de lenha deu início oficial as Festas de Agosto de 2010 neste domingo, dia 1º, nas ruas centrais da cidade com a presença de grande público são-roquense e da Região. 

O desfile começou na Avenida Tiradentes por volta das 10h30 e seguiu pelas ruas Rui Barbosa e XV de Novembro, até chegar a Praça da Matriz, onde o Pároco da Igreja de São Roque, Padre Daniel Balzan, dava a benção a todos participantes. 

Clique aqui para ver mais fotos!

 

A novidade da Entrada dos carros de Lenha neste ano foi um desfile com o tema “As Sete Maravilhas de São Roque”, onde representantes da comunidade e crianças da catequese encenaram períodos históricos com figurinos de época e maquetes que representavam pontos turísticos como a Capela de Santo Antônio, Igreja de São Benedito, Estação Ferroviária, Brasital, Morro do Cruzeiro, Morro do Saboó e a Igreja da Matriz.

No decorrer do evento milhares de pessoas que ficaram nas calçadas do trajeto conferiram a passagem de mais de 100 carros de boi, que vieram da cidade de Cambuí de Minas Gerais, aproximadamente 270 Muleuiros vindos de toda a região, a apresentação do “Projeto Capoeira na APAE” e do “Projeto Viola Caipira”, e dezenas de caminhões carregados com lenha.

  

O encerramento foi feito com doadores que desfilaram pelas ruas com lenha, areia e outros produtos que serão vendidos e posteriormente a renda revertida para a Igreja da Matriz.


____________________________________________________________________________________________________

História da Entrada dos Carros de Lenha

Há 129 anos a Tradicional Entrada dos Carros de Lenha tem suas origens no antigo costume dos sitiantes doarem para São Roque lenhas, como forma de testemunho, devoção e agradecimento. 

A partir de 1881, o Padre João Carlos Cunha, os festeiros da época e o chefe político, Quirino de Aguiar, decidiram reunir todas as doações num só dia e denominaram esse dia como “Entrada dos Carros de Lenha”.

Como forma de agradecimento, os doadores receberam uma porção de carne, pão e sal para assarem em valetas cavadas no Largo dos Mendes e depois comerem.

Com a renda da primeira doação de lenhas, foi comprada na França, a atual imagem de São Roque. Após a imagem chegar ao porto de Santos, ela foi trazida para São Roque em carros de boi.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.