Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

14/12/2017 - São Roque - SP

Turismo religioso em São Roque




Capela do Sítio Santo Antônio

A apenas 66 km da capital paulista, São Roque possui muita história (Sítio Santo Antônio, Brasital S/A, Igrejas, Estação Ferroviária, etc.), diversão (Ski Mountain Park) e a charmosa Rota do Vinho, uma estrada asfaltada com mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, adegas e restaurantes.

Com o objetivo de aproveitar as diferentes belezas naturais, culturais e históricas da Terra do Vinho, a operadora de turismo receptivo São Roque Aventureiro criou um passeio de turismo religioso que visita as Igrejas da Matriz, São Benedito, Moro do Cruzeiro e Capela do Sítio Santo Antônio.

Esse passeio enfatiza questões sobre religiosidade, as famosas Festas de Agosto, história dos bandeirantes e da cidade de São Roque.

 

Igreja da Matriz

A Paróquia de São Roque tem sua origem no século XVII com a construção da primeira igreja do antigo povoado de Pedro Vaz de Barros dedicada a São Roque, santo francês conhecido na Europa por ter realizado milagres em sua peregrinação de Montpellier à Roma. A Igreja da Matriz é considerada a maior igreja brasileira dedicada ao santo francês. Ela passou por muitas reformas e teve sua fachada com linhas arquitetônicas no estilo colonial barroco até o ano de 1937, quando era chamada de Matriz Velha. Depois iniciou-se uma nova construção. O interior da igreja é todo pintado e decorado com imagens estrangeiras de grande valor e com belos vitrais que contam a vida e a morte do padroeiro.

 

Igreja São Benedito

A Igreja de São Benedito, em São Roque, foi construída por escravos em 1855, utilizando taipa de pilão. Possui um estilo colonial típico da época.

 

Morro do Cruzeiro

Elevação rochosa próxima ao centro, o Morro do Cruzeiro é visitado por peregrinos e turistas. No pico do morro encontra-se uma cruz e a imagem de São Roque, o Santo Padroeiro do município.

 

Capela do Sítio Santo Antônio

Parte integrante do conjunto arquitetônico do Sítio Santo Antônio, a Capela foi construída por Fernão Paes de Barros em 1681, e é considerada, juntamente com a Casa Grande, a mais antiga edificação construída em taipa de pilão de todo o Estado de São Paulo. Com mais de 70 anos de tombamento concedido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto arquitetônico foi descoberto em 1937 em situação precária, onde quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído. Adquirida pelo escritor modernista Mário de Andrade, que em 1944 doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, exigindo apenas uma condição para tal feito: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo. Inserido numa paisagem permeada por extenso gramado, lagos e grande porção de mata nativa, o conjunto arquitetônico já serviu de locação para a produção de filmes e documentários e faz parte de dois importantes roteiros turísticos do interior paulista: Roteiro Taypa de Pilão e o Roteiro dos Bandeirantes, devido a sua grande importância arquitetônica.

 

Para tornar o seu passeio especial, entre em contato com a equipe da São Roque Aventureiro, uma empresa constituída por profissionais da área de Turismo, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas; e apaixonados pela famosa Terra do Vinho. Maiores informações pelo site www.saoroqueaventureiro.com ou (11) 96317-7208.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.