Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2020

6/2/2020 - São Roque - SP

Vereador Alexandre Pierroni fala sobre a importância da prevenção do câncer




 

 

No último dia 04 de fevereiro, comemorou-se vinte anos da instituição do Dia Mundial Contra o Câncer pela Carta de Paris, que no ano 2000 definiu convenções internacionais para a conscientização, prevenção, tratamento e combate contra a doença, preocupações constantes do vereador Alexandre Pierroni, membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de São Roque.

Neste sentido, o parlamentar acredita que as políticas públicas e o engajamento social tem diminuído o número de casos de uma das doenças não infecciosas que mais matam no mundo.

Dados da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que o mundo tenha registrado mais de 18 milhões de novos casos de câncer em 2018, com a morte de mais de 9,6 milhões de pessoas devido à doença.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 625 mil novos casos em 2020, e a maioria das vítimas devem ter entre 30 e 69 anos, ou seja, a maioria em idade economicamente ativa, o que além do custo social do tratamento para o país, também tem um grande impacto na economia.

A prevenção e a conscientização podem reduzir de 30% a 50% o risco de morte com a mudança de hábitos e a inclusão de atividades físicas simples na rotina, como a prática de caminhada diária com duração de vinte minutos, diz estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

“ A meta da Organização Mundial de Saúde é reduzir em até 25% o número de mortes por doenças não transmissíveis, entre elas o câncer, até 2025, o que exige esforços conjuntos de todos os agentes políticos e sociais, mas principalmente da conscientização de toda a sociedade sobre a importância da atividade física na rotina, o que é algo simples e sem custo, na maioria das vezes, mas de suma importância”, explica Pierroni.

Segundo o INCA, os cânceres mais incidentes no país, em homens, são câncer de pele não melanoma, próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e boca, já os mais detectados são o câncer de pele não melanoma, mama, cólon e reto, colo de útero, pulmão e tireóide. Do total de pacientes brasileiros, 50,3% são homens e 49,7% mulheres.

O vereador explica que, ao desconfiar de algum sintoma, mancha, hematoma ou nódulo que perdure por mais de 15 dias e leve à desconfiança da existência da doença, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para dar início a investigação do diagnóstico a fim de, se comprovada for, a doença possa ser tratada o quanto antes.

“Sabemos que a rede pública de saúde no Brasil é deficitária no tratamento do câncer, mas também sabemos que podemos evitar o aparecimento da doença, com a prática da atividade física e da adoção de hábitos de vida saudáveis, em muitos casos, e esse é o principal motivo da criação do Dia Mundial do Câncer, conscientizar-nos de que qualquer pessoa pode reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida, na vida das pessoas que ama e no mundo”, encerra o vereador Alexandre Pierroni.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.