Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

23/5/2019 - São Roque - SP

Vereador Cabo Jean visita instalações da Vigilância em Saúde




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Recentemente o Vereador Cabo Jean esteve nas novas instalações da Vigilância em Saúde, localizada em frente à Praça da República, na região central de São Roque.

Cabo Jean explica que o prédio possui três andares e lá se concentram os serviços das Vigilâncias Sanitária (VISA) e Epidemiológica (VE). “Na oportunidade estivemos em todas as salas e notamos que o local é estruturado, pois no imóvel há rampas de acessibilidade, elevador e banheiros adaptados, sendo que tudo isso contribuiu para o conforto do munícipe que procura pelos serviços”, explica.

Ao visitar a Vigilância em Saúde, o Vereador Cabo Jean fez uma série de perguntas para os funcionários, visando orientar a população sobre o que cada departamento faz. “A Vigilância Sanitária é destinada à proteção e promoção da Saúde. As ações desta área abrangem uma série de medidas capazes de eliminar, diminuir ou até mesmo prevenir riscos à Saúde, inclusive, é capaz de intervir nos problemas sanitários recorrentes do meio ambiente. É um setor dentro da Saúde que possui vida própria, porque tem autonomia financeira através de incentivos do Governo Federal e complementa sua receita por meio do recebimento de multas e taxas”, esclarece.

Cabo Jean comenta que diferente do que muitas pessoas imaginam, o principal objetivo da VISA é de caráter orientativo. “Seria importante que antes da pessoa começar o seu empreendimento, pudesse consultar o departamento para sanar suas dúvidas. Desta forma, evitaria gastos desnecessários, bem como não montaria seu negócio em local impróprio”, afirma.

Outra questão enfatizada por Cabo Jean é que a VISA pode e deve orientar a população sobre como proceder quando há um parente ou amigo que precisa de internação para passar por tratamento relacionado ao uso de drogas e álcool. “Muitas vezes, no desespero, as pessoas se esquecem de que a Vigilância Sanitária pode e deve nortear as ações dos amigos ou familiares para que o dependente químico receba tratamento digno. Portanto, a VISA está de portas abertas para prestar todos os esclarecimentos”, fala.

Cabo Jean afirma que a Vigilância Epidemiológica do município é a responsável por reconhecer as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em áreas específicas, também age no controle dessas doenças. “Justamente por seguir o protocolo é que a Vigilância Epidemiológica possui o trabalho de realizar a imunização da população, através da aplicação de vacinas”, alega.

O Vereador Cabo Jean informa que a Vigilância Epidemiológica municipal é a responsável por realizar o controle de vacinação. “Todos os Postos de Saúde de São Roque e a Vigilância Epidemiológica estão aptos para aplicarem as vacinas, tanto as de rotina, quanto as determinadas em campanha”, diz.

Ao questionar os profissionais da Saúde sobre a quantia de vacinas fornecidas, Cabo Jean ficou satisfeito ao saber que em São Roque há vacinas suficientes para atender a demanda local. “Só faltará vacinas no município se isto for um problema nacional, portanto, a probabilidade de isso acontecer é pequena. Faz pouco tempo que foram trocadas as câmaras de vacinas em todas as unidades de saúde do município, melhorando assim as condições de armazenamento das vacinas em toda a rede”, enfatiza.

Vacinas:
As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e despachadas para os municípios brasileiros. No momento, além das vacinas oferecidas de acordo com cada faixa etária e necessidade da pessoa, ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Iniciada no dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina no próximo dia 31 de maio e a meta é de vacinar 28 mil pessoas em São Roque.

Idosos acima de 60 anos, crianças a partir de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com doenças crônicas, profissionais da Saúde e Educação, integrantes das Forças Armadas, puérperas (até 45 dias após o parto) e gestantes devem receber a dose da vacina contra a Influenza.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.