Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

6/11/2019 - São Roque - SP

Vereador comenta sobre as demissões da fábrica de preservativos e da crise de desemprego




 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no último dia 31 de outubro, contabilizam 11,8% da população brasileira sem trabalho, o equivalente a 12,5 milhões de pessoas. Em agosto, o mesmo IBGE divulgou o resultado de uma pesquisa que confirmou que, naquele momento, ¼ dos desempregados do país, ou seja, 3,34 milhões de pessoas, estavam em busca de emprego há pelo menos dois anos.

Apesar de indicativos recentes de melhora, o mercado de trabalho brasileiro segue bastante deteriorado, com um grande contingente de desocupados, desalentados e subocupados (que trabalham menos do que gostariam). Para se ter uma ideia, em 2015, quando teve início a escalada do desemprego no país, o número de desempregados era 1,3 milhão de pessoas.

É certo que fazem muita falta os empregos oferecidos pelas construtoras envolvidas na Operação Lava Jato, cujas receitas caíram 85% desde 2015. A crise no setor resultou na perda de 1 milhão de empregos formais no Brasil, ao mesmo tempo que o país teve redução de 2,6 milhões de postos de trabalho, ou seja, só o setor da construção civil respondeu por aproximadamente 40% do desemprego total. Empresas como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, UTC e Constran estão entre os grupos que mais perderam mercado.

O Vereador Julio Mariano comenta que além dos efeitos da Operação Lava Jato, outro fator que provocou a queda de receita, foi a redução de investimentos do Governo Federal, que agravou a crise financeira das empresas. “O melhor seria ter punido os envolvidos nos esquemas de corrupção e não as empresas, porque dessa maneira a crise de empregos no país foi acelerada”.

Preocupado com a situação, o vereador Julio Mariano conta que no início desta semana foi surpreendido com a notícia de que a multinacional Reckit Benckiser (RB), empresa que produzia preservativos e gel para as marcas Olla e Jontex, localizada na Avenida Piracicaba, entrada do bairro Vila Nova São Roque, confirmou o encerramento de suas atividades, demitindo mais de 250 funcionários em São Roque. Alguns afirmam que o fato de o mercado exterior, e nesse caso representado pela China, fornecer estes produtos abaixo dos custos de produção no país foi o que levou a indústria a encerrar suas atividades.

Nos últimos anos pouco se fez para que conseguíssemos aumentar as ofertas de empregos em São Roque, e a prefeitura hoje é quem mais gera empregos na cidade o que é muito preocupante”, diz.

Em conversa recente com o prefeito Claudio Góes, o vereador lembrou que é necessário criarmos mecanismos para possibilitar emprego e renda para os são-roquenses, também lembrou-lhe que, embora a burocracia esteja atrasando o processo, é necessário abrir urgentemente a licitação para a cessão do galpão industrial de Maylasky, seja para uma única empresa ou para mais de uma. Na oportunidade, o Prefeito informou que tramitam os documentos para a cessão de outras duas áreas na região do Marmeleiro que poderão ser oferecidas a novas empresas.

Nosso município se encontra em uma posição privilegiada. Estamos entre duas das principais rodovias do país, há poucos quilômetros de São Paulo e de outros grandes centros urbanos. É necessário criarmos uma força tarefa e mecanismos para que possamos atrair mais industrias para nossa cidade”, finalizou Julio Mariano, vereador de São Roque.




Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.