Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

23/2/2018 - São Roque - SP

Vereador Julio Mariano apoia Projeto que visa reativar Mata da Câmara




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Quando a Câmara Municipal foi estabelecida no município, em 1883, não existia a figura do prefeito e o Presidente da Casa de Leis era quem gerenciava as funções do legislativo e também o “Conselho”, responsável direto pela implantação de obras e serviços no Município, assim como o dever de administrar, policiar, punir e zelar pelos bens municipais.

Diversos Presidentes que passaram pela Casa de Leis naquele período foram sucessivamente adquirindo trechos da Mata Atlântica, dando origem ao que hoje forma o Parque Natural da Mata da Câmara. Tais aquisições tinham a finalidade de preservar as sete nascentes localizadas nela, conhecidas como Manancial da Boa Vista, que abasteciam São Roque de água potável.

Através das tubulações, e com a força da gravidade, as águas destas nascentes eram direcionadas à caixa d´água instalada na esquina da Rua Pedro Conti, com a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, de onde era distribuída também por gravidade para as residências.

Em 1982 o então Prefeito Antonio Carlos Moya de Oliveira criou a 1ª Estação Ecológica de São Roque, com 53 alqueires remanescentes da Mata Atlântica e constituiu, junto com outras áreas verdes, a reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo.

Em 1999, o Prefeito Efaneu Nolasco Godinho transformou a área no Parque Natural Municipal de São Roque e, com a posse e domínio, criou no local a Escola Ambiental. Posteriormente a UNESCO tombou a área e a reconheceu como Patrimônio da Humanidade.

Temos que destacar que, desde 1993, a Associação da Juventude Ecológica (AJE) lutou para transformar a área em Parque Ecológico, sob a coordenação de seu Presidente na época, Oswaldo Lucio Crepaldi (Sorriso), juntamente com Carlos Caldeira e os dois ambientalistas tiveram papel fundamental para a preservação desta área.

Preocupado com a preservação e o destino da Mata da Câmara, o vereador Julio Mariano se encontrou com os ambientalistas Caldeira e Sorriso, que atualmente é o Presidente da Associação Brasileira da Jornada Ecológica – IBRAJE (antiga AJE), na última quarta-feira, para juntos visitarem o local e discutirem o projeto que propõe um plano de manejo para reativar o parque e a Escola Ambiental, e que será apresentado à Administração Pública Municipal.

Durante a visita, constataram que não há um plano de manejo no local, assim como também não há um segurança, capaz de zelar e preservar o patrimônio público ou mesmo das pessoas que o visitam, embora haja placa que informa que a área é protegida.

“Sabemos que os recursos no município estão escassos e a idéia é transferir para o IBRAJE a responsabilidade de cuidar e gerenciar esta área juntamente com o Poder Executivo. Aquele é um local de potencial turístico fantástico, de exuberância incontestável e que deve ser conservado pela Administração Pública e por isso estou enviando um Ofício ao Prefeito Claudio Góes, solicitando esta parceria com a IBRAJE com o intuito de dar continuidade à preservação do local, que teve início há cento e trinta e cinco anos atrás”, finalizou Julio Mariano,Vereador do PSB de São Roque.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.