Terça-Feira, 11 de Maio de 2021

4/5/2021 - São Roque - SP

Vereadora Dra. Claudia pede implantação de Parto Humanizado na Santa Casa de São Roque




Na última semana, a vereadora Dra. Claudia Pedroso protocolou uma Indicação direcionada ao Poder Executivo, onde sugere a implantação do “Parto Humanizado” na Santa Casa de Misericórdia de São Roque, a fim de que as mães e bebês de São Roque tenham sua dignidade médica, social, emocional e familiar garantida nesse complexo e especial evento.

 

A Indicação é embasada na Portaria Nº 371 do Ministério da Saúde, de 7 de maio de 2014, que “institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (RN) no Sistema Único de Saúde (SUS)”, que recomenda, para o recém-nascido “a termo com ritmo respiratório normal, tônus normal e sem líquido meconial”, o contato aquecido pele a pele com a mãe e o estímulo à amamentação na primeira hora de vida, entre outras diretrizes. Nela a parlamentar pontua, ainda, que são reconhecidos como benefícios da adoção do parto humanizado a redução do nível de estresse e ansiedade, aleitamento prolongado, redução do risco de depressão pós-parto, redução do risco de infecção e fortalecimento do laço afetivo entre mãe e bebê.

 

Dra. Claudia Pedroso é aguerrida atuante na causa de defesa da mulher há décadas, e acredita que sem o aspecto da humanização, a mulher pode perder o protagonismo do parto. “No sistema de saúde brasileiro, são comuns relatos de adoção de procedimentos invasivos, muitas vezes realizados sem o consentimento da gestante. Exemplos disso são: injeção de fármacos para estimular o nascimento do bebê ou amenizar a dor; lavagem intestinal; aplicação de infusões intravenosas; uso de posição ginecológica; distensão de períneo e até mesmo lavagem do útero após o parto. O parto humanizado, em oposição a isso, privilegia a decisão informada da mãe, que deve ter seus desejos colocados em primeiro lugar, amparados por farta informação sobre o tema que lhe permita fazer escolhas conscientes e bem sustentadas”, considera.

 

A parlamentar cita, ainda, o guia de recomendações para uma experiência de parto positiva publicado pela ONU em 2000 (atualizado em 2018), o SUS, na portaria supracitada, reúne os preceitos que regem os nascimentos ocorridos de acordo com o conceito do parto humanizado, providenciando, assim, substrato para a aplicação de políticas públicas a nível municipal que promovam o cuidado com a saúde das parturientes e dos recém-nascidos, amparado por robusto consenso científico.

 

É com essa finalidade, portanto, que a parlamentar Indica ao Poder Executivo a implantação da prática na maternidade da Santa Casa de São Roque.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.